Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Ideologia pra viver! - Por Flavio Siqueira
26/09/2020 23:26 em Textos
Parece que finalmente as coisas estão mudando: "antes sabíamos a escalação da seleção brasileira, hoje os nomes dos ministros do STF." - ouço por aí.
Deixamos de ver as novelas e passamos a acompanhar a política alimentando as mesmas paixões maniqueístas, as mesmas torcidas, como se estivéssemos sempre a espera do próximo desenlace entre mocinhos e bandidos.
Substituímos coisa por outra e ganhamos uma ideologia para viver.
Outro dia me disseram: "antes o povo só queria saber de carnaval, agora estão discutindo política na internet.", como se, por si só, isso representasse um evidente salto de consciência.
Será?
Em tempos de rede social o "Big Brother" se tornou insuficiente, falso demais para justificar nosso extravasamento.
Agora queremos outra atração que nos reforce a ideia de relevância, de que estamos de fato participando de algo grande e, nesse sentido, a política se tornou o ambiente ideal.
Escolhemos um lado e podemos torcer, vibrar, xingar, patrulhar o pensamento alheio, vomitar todas as frustrações em nome de nobres e justíssimas causas. Somos o lado bom da história!
Que novela, que jogo de futebol, que carnaval tem poder semelhante?
Gente ressentida promovida a agentes fundamentais na vitória do bem contra o mal, empenhadas por seus heróis de turno e seus incessantes slogans mobilizadores.
Tudo muito tentador.
Afinal, quem não quer sair de uma vida medíocre, irrelevante, e apresentar-se diante da nobre tarefa de mudar o mundo, elevados a destemidos ativistas de sofá?
Finalmente parte de algo maior!
Hoje sabemos os nomes dos ministros do STF, nos posicionamos na esquerda ou na direita, sabemos tudo sobre a necessidade de o estado ser grande ou mínimo e deixamos de ser enganados pela imprensa manipuladora.
Talvez, de fato, tudo represente uma grande evolução.
Eu só não consigo enxergar onde ela está.
COMENTÁRIOS